sexta-feira, 28 de março de 2008

Problemas não solucionados da física

- Aceleração do Universo: Por que a expansão do universo é acelerada, como nós temos observado? Nossa compreensão do desvio para o vermelho está completa? Se estiver, então qual é a natureza da energia escura que dirige esta aceleração? Se for devido a uma constante cosmológica, por que a constante é pequena, ainda que não-nula? Por que não é enorme, como predito pela maioria das teorias quântica de campos, ou zero, como predito pela supersimetria? Qual será o destino final do universo?

- Inflação cósmica: A teoria da inflação cósmica está correta? Se estiver, quais são os detalhes desta época? Qual é o campo hipotético do inflaton que causa esta inflação?

- Buraco de verme ou buraco de minhoca: É possível construir um túnel no espaço-tempo a ligar dois pontos longínquos do universo?

- Viagem no tempo: É possível?

-Explosões de raio gamma: Qual é a natureza destes objetos astronômicos extraordinariamente energéticos?

- Problema da rotação das galáxias: Por que as galáxias giram com velocidades inconsistentes com sua massas aparente?

-Seta do tempo: Por que o universo tem uma entropia tão baixa no passado, resultando na distinção entre passado e futuro e a segunda lei da termodinâmica?

O que é Física?

Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem, e os resultados destas forças. O termo vem do grego φύσις (physike), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava indistintamente muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria em geral, embora existam áreas que se cruzem como a Físico-química (intimidade da matéria). Desta forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas das quais toda a matéria é originada até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).
Como ciência, a Física faz uso do
método científico. Baseia-se essencialmente na Matemática e na Lógica quando da formulação de seus conceitos.